segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

4ª etapa - Oakland - CA

James Stewart é o quarto vencedor da temporada. 

 James Stewart conquista a primeira vitória junto a Joe Gibbs Yamaha

Quatro etapas e quatro vencedores diferentes. A prova de Oakland trouxe uma das melhores disputas pela vitória na temporada atual do AMA Supercross. 

Neste final de semana, foi James Stewart quem levou o principal troféu para casa. Com quatro campeões na pista - uma vitória para cada um - as corridas têm refletido o equilíbrio esperado pelos fãs. E desta vez, tivemos um embate direto pelo primeiro lugar do pódio entre três deles. Chad Reed fez o ‘holeshot’, seguido de Andrew Short. Stewart largou em quinto, com Villopoto em sexto. O piloto da Yamaha foi o mais rápido no tráfego e já na segunda volta assumiu a segunda posição. Villopoto não demorou muito mais e logo o trio dianteiro deixou os mais de 45 mil espectadores em pé.

Quem fez falta nessa briga foi o campeão de 2010 - e bom moço de plantão - Ryan Dungey. Ele largou ao redor da décima posição, mas demorou para avançar pelo pelotão. Quando conseguiu pista livre, os três ponteiros já tinham boa vantagem.

A prova de Oakland pode ter sido o momento da virada na temporada de James Stewart. Pareceu extremamente confortável durante toda a final e não se afobou para ultrapassar Reed. Pelo contrário, passou oito voltas atrás do australiano, em alguns momentos, mais preocupado em defender-se de Villopoto, até manobrar com segurança para assumir a ponta. Ponderação bem-vinda já que os frequentes ‘encontros’ entre os dois no passado custaram caro para ambos. 

A esperada tentativa de retaliação de Reed não ocorreu. Stewart rapidamente abriu uma pequena, mas segura distância e o piloto da Honda logo se ocupou com Villopoto. Foram mais duas voltas quentes, com muita pressão do atual campeão que até teve de abortar um triplo e, sendo assim, Reed conseguiu respirar e distanciar-se novamente.

  Com o resultado da etapa, a pontuação reflete o equilíbrio das pistas. Reed divide a liderança com Dungey. Villopoto está a apenas dois pontos dos dois. Mesmo com a vitória, Stewart está um pouco mais atrás, a 12 pontos dos líderes. Mas o resultado claramente tirou um peso dos ombros e lhe devolveu a confiança após três etapas com desfecho abaixo das expectativas.

Nota: Mark ‘Tex’ Adams - Durante a semana Stewart recebeu a notícia da morte de seu mecânico de treinos na Flórida, Mark ‘Tex’ Adams, 28 anos. Mark parou na estrada para socorrer uma motorista que ficou sem combustível, quando um SUV desgovernado o atingiu causando a morte imediata.
  
Após correr de motocross na infância, Mark começou como mecânico aos 15 anos e em sua carreira já tinha trabalhado com nomes como Travis Pastrana, Kurt Nicoll, Sebastien Tortelli e Ronnie Renner. Além disso, também foi premiado em seus projetos de personalização de motos ‘chopper’. James Stewart dedicou a vitória ao companheiro.

  
Lites Oeste - Tomac dispara na liderança

Eli Tomac foi o primeiro piloto a repetir vitória na temporada. E no campeonato mais curto da Lites isso tem um peso importantíssimo. Além das duas vitórias, Tomac tem sido o mais consistente até agora. Seu pior resultado foi um quarto lugar na abertura, em Anaheim, enquanto seus adversários diretos alternaram bons e maus desempenhos.

  Eli Tomac

 Em Oakland, Tomac largou em terceiro, viu o segundo colocado Dean Wilson cair na segunda volta e não perdeu tempo para roubar a liderança de Martin Davalos. Daí para frente foi quase um passeio, administrando a vantagem.

A prova impressionante da noite foi do francês Marvin Musquin, que largou muito mal, e das últimas posições conseguiu salvar um segundo lugar. O terceiro foi Zach Osborne que conquistou seu segundo pódio na temporada e assumiu a terceira posição na pontuação, atrás de Tomac e Wilson. Infelizmente, Osborne não deve completar o campeonato já que em breve volta para a Europa onde compete no Mundial de Motocross pela equipe britânica Bike It Yamaha.

  Marvin Musquin

O brasileiro Jean Ramos classificou-se para o evento noturno com o 18º tempo geral dos treinos cronometrados. Em sua classificatória encavalou num triplo e passou a sentir dores no pulso, recebendo a bandeirada na 18ª posição. Na repescagem, ainda com dores, largou mal e preferiu se poupar para a próxima etapa.

Um dos candidatos ao título, o sul-africano Tyla Rattray, sofreu uma forte queda em sua classificatória e deve ficar de molho durante as próximas etapas.

A campeonato retorna à Anaheim para a 5ª etapa no próximo sábado.

Resultados



    


Nenhum comentário:

Postar um comentário