terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

AMA Supercross 2012 - 8ª etapa - Atlanta - GA

Stewart, Dungey e Villopoto no pódio do Georgia Dome 

Após três vitórias consecutivas de Ryan Villopoto pouca gente apostava contra o líder da pontuação. Principalmente depois do fim prematuro do campeonato para Chad Reed, o único que ofereceu combate ao pequeno Villopoto nas duas etapas anteriores.

Mas a etapa de Atlanta trouxe algumas boas surpresas. A primeira foi Cole Seely que assumiu temporariamente a Honda oficial de Trey Canard enquanto o campeonato permanecer na região Leste. Em sua primeira prova oficial de 450cc simplesmente largou na frente e manteve a liderança por 7 voltas.

Ryan Dungey saiu em segundo. Pressionou Seely desde o início, mas não arriscou nada prematuramente. Teve tempo de sobra para planejar a manobra já que Villopoto completou a primeira volta em sexto e só na quinta passagem assumiu o terceiro posto.

Na metade da corrida os dois Ryans já eram primeiro e segundo, enquanto Seely ia aos poucos perdendo rendimento para completar a prova em sexto. James Stewart, que largara fora dos 10 primeiros alcançou o terceiro lugar na 12ª volta.

 Ryan Dungey

A partir daí o que se viu foi uma arrancada dos líderes rumo à vitória no difícil e escorregadio circuito montado no Georgia Dome. Stewart estava a cerca de três segundos de Villopoto quando abortou (acertadamente) um triplo sob bandeira amarela. A partir daí perdeu mais contato e parece ter se contentado com a terceira posição.

Na frente Villopoto eliminou os três segundos que o separavam de Dungey e chegou a tentar uma ultrapassagem 'Kamikaze' a duas voltas do fim. Mas Dungey recuperou uma pequena vantagem e marcou sua melhor volta exatamenta no último giro, mostrando para os mais de 70 mil fãs que acompanhavam de pé que ainda tinha gás para a batalha. Atrás de Stewart cruzou seu companheiro de equipe David Millsaps. O quarto lugar foi seu melhor desempenho no ano.

Com o resultado Dungey dá a KTM sua segunda vitória na classe principal do AMA Supercross. Graças a sua consistência (seus piores resultados foram dois quarto lugares) está a apenas 10 pontos de Villopoto. Stewart, em terceiro, já tem 44 pontos de desvantagem e precisa dar uma grande virada para voltar à briga do título.

Lites Leste - Barcia vence de novo

  Justin Barcia

A corrida da Lites começou com o campeão mundial de motocross Ken Roczen cometendo um erro de principiante: avançou sobre o gate antes da hora e ficou preso na largada. Justin Barcia não teve problemas. Pelo contrário, saiu na frente e soube manter distância suficiente para evitar os ataques de Blake Baggett, o segundo colocado.

Em terceiro terminou Justin Bogle, enquanto Roczen teve muito trabalho para chegar na sexta posição. Darryn Durham, segundo no Texas, foi quinto colocado na Georgia, mas mantém ainda a segunda posição no campeonato.

Para Barcia o campeonato não poderia ter começado melhor. Conquistou os 50 pontos possíveis e já abriu doze de seus competidor mais próximo.

No próximo sábado o campeonato prossegue em St. Louis, na nona de 17 etapas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário