segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

6ª etapa - San Diego - CA

Piloto da Kawasaki vence a terceira na temporada apesar do sufoco nas voltas finais.

Sexta etapa do AMA Supercross e terceira vitória de Ryan Villopoto. Esta foi a etapa com o duelo pela vitória mais apertado da temporada até agora. Chad Reed manteve o atual campeão bastante ocupado até a bandeirada. Ryan Dungey fechou o pódio enquanto James Stewart caiu mais uma vez.

O circuito de San Diego apresentou um traçado rápido e curto. Voltas rápidas ao redor dos 45 segundos. O principal obstáculo da pista foi a seção de costelas que tirou a tranquilidade de muita gente e fez a diferença nas tomadas de tempos. Durante a noite o obstáculo fez suas vítimas, incluindo alguns pretendentes aos títulos. 


Bret Metcalfe surpreendeu faturando o 'holeshot' no evento principal. Ryan Dungey largou bem, na segunda posição, mas se atrapalhou nas famigeradas costelas e caiu para a quinta posição, ultrapassado por Jake Weimer, Ryan Villopoto e Cha Reed.

Pilotando de forma agressiva Villopoto já assumiu a liderança ao final da segunda volta. Reed não perdeu tempo e seguiu o lider, de perto. James Stewart era um dos mais rápidos nas costelas e nelas fez boa parte das ultrapassagens que o levaram ao terceiro lugar. Na oitava volta o piloto da JGRMX Yamaha se perdeu nas costelas e caiu fora da pista. Para piorar perdeu muito tempo para sair de baixo da moto. Só conseguiu quando um dos médicos cortou um pedaço de sua calça. Stewart retornou uma volta atrás para finalizar em quinto.


Quem também foi vítima das costelas foi o veterano Kevin Windham que chegou a ocupar a quarta posição e chegou em 16º depois da queda. Ryan Dungey ficou com a terceira posição depois de um agressivo "block-pass" que deixou Weimer no chão. Parece que o piloto da KTM quer deixar no passado a fama de bonzinho...

Mas o ápice da prova veio nas voltas finais com a disputa pela vitória que levantou o público. Reed aproveitou-se dos retardatários para aproximar-se de Villopoto. Faltando duas voltas Villopoto deu uma escorregada em saída de curva que permitiu ao australiano emparelhar. Na reta seguinte Reed era o líder. Os dois partiram para o tudo ou nada ignorando os riscos das costelas, incrível!

O atual campeão retomou a liderança saltando além da recepção num triplo para bloquear Reed na curva, logo que a bandeira branca subiu. Reed perdeu contato ao ser ultrapassado, recuperou nas costelas, mas não conseguiu mais ameaçar Villopoto na volta final.

O atual campeão declarou no pódio que foi uma de suas vitórias mais difíceis e emocionantes. Já Reed disse que precisa ser mais agressivo para voltar a vencer.

No campeonato Villopoto abriu 6 pontos de vantagem sobre o piloto Honda. Dungey mantém o terceiro posto, agora a dez pontos do líder. Stewart continua em quarto, só que bem mais longe: 32 pontos.

Lites Oeste - Tomac cai e Wilson é o novo líder.

Dean Wilson

Com três vitórias consecutivas Eli Tomac tinha disparado na liderança da Lites região Oeste. Mas no Supercross é muito difícil construir uma vantagem, que pode sumir num piscar de olhos. Eli Tomac errou nas costelas, quando ocupava a terceira posição isolado. Virou para frente e acabou abandonando a corrida.

Já a corrida do britânico Dean Wilson foi exatamente oposta. Depois de largar em terceiro assumiu a liderança nas costelas (não disse que esta seção fez a diferença?) e abriu vantagem com uma pilotagem perfeita. Cole Seely foi o segundo colocado por quase toda a corrida, mas sem condições de atacar Wilson. O australiano Mat Moss colocou sua KTM no pódio com a terceira posição.

O brasileiro Jean Ramos classificou-se novamente para a final. Quatro vezes em seis provas, uma boa média para a primeira participação no campeonato. Acabou se envolvendo numa queda conjunta com vários outros pilotos, mas completou a prova na 18ª posição.

 Matt Moss

No campeonato Wilson assumiu a liderança com 2 pontos de vantagem sobre Tomac. Marvin Musquin, que caiu no início da prova após um choque com Tomac, foi apenas 16º na etapa e caiu para a quarta posição. Cole Seely ficou em terceiro a 15 pontos do líder.

A próxima etapa é em Arlinton no Texas. Os pilotos da Lites Oeste terão um descanso nas próximas oito etapas enquanto a turma do Leste entra em cena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário