quarta-feira, 27 de junho de 2012

Apresentação Kawasaki KX450F e KX250F 2013



Apresentação Kawasaki KX450F e KX250F 2013
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - fotos: Kawasaki / Divulgação



Kawasaki KX450F 2013 


 O ar comprimido faz o trabalho das molas na suspensão dianteira
A Kawasaki apresentou os modelos 2013 motocross para as principais categorias no final de maio. A 450cc recebeu maior atenção com destaque para a nova suspensão dianteira com molas pneumáticas. Na 250 as novidades foram mais discretas, mesmo assim o modelo recebeu cerca 30 modificações.

Kawasaki KX450F 2013

Já conhecida como uma das mais potentes da categoria MX1 a 450cc recebeu aprimoramentos no motor, mas o destaque principal vai para a nova suspensão dianteira Kayaba PSF (Pneumatic Spring Fork). Os cartuchos dianteiros simplesmente eliminaram as molas convencionais de metal e as substituiram por ar. O ganho de peso no conjunto foi de cerca de 770 gramas.


Kawasaki KX450F 2013 


 Novo disco de freio traseiro
Segunda a marca a eliminação da mola também reduz os atritos internos e contaminação do óleo tornando mais suave o trabalho da suspensão. O ar comprimido também facilita o acerto conforme o gosto do piloto. Basta conectar a válvula removível de ajuste de pressão do ar e calibrar, como se faz com os pneus.

O motor ganhou um pistão com a cabeça redesenhada, assim como a árvore do comando de válvulas de admissão. Um dos destaques é o controle de largada acionado por um botão no guidão que muda o mapa de ignição em primeira e segunda marchas para evitar perda de tração e empinadas. Ao se engatar terceira o mapa volta o normal. Há também mapas pré-programados que podem ser comutados sem a necessidade de um computador.


 Botão para alterar o mapa de ignição para o "modo de largada"

As demais novidades incluem um novo cilindro mestre do freio dianteiro, novo disco traseiro de pétalas com 240mm, novas manoplas, suporte do guidão ajustável em quatro posições e pedaleiras em duas posições.

Kawasaki KX250F


Kawasaki KX250F 2013 


Câmara de espansão do escapamento 
A marca tratou de aprimorar o que já era bom. Sem grandes e vistosas modificações o modelo 2013 traz algumas revisões importantes. O motor promete mais potência em alta graças ao tempo de válvulas modificados e dutos de admissão redesenhados. O cilindro ficou ligeiramente mais curto aumentando a taxa de compressão.

Um novo tubo de escape de aço inox com câmara de expansão. Ponteira mais curta, porém com maior volume mantendo o volume de ruído nos 94db.

O quadro também recebeu melhorias ficando 4mm mas estreito nas traves principais, além de novos suportes de motores. Assim com a irmã maior, a 250cc pode alternar o mapa de ignição trocando-se os plugs conectores.


 Novos plásticos e quadro com ligeiras modificações


Ponteira de escape mais curta
Uma nova mesa inferior suporta os tubos de suspensão dianteiros Showa com diâmetro 1mm maior e funções separadas como já era no ano passado. Um lado cuida da parte hidráulica e o outro contém a mola. A balança traseira também é nova.

O modelo 2013 também teve os plásticos alterados proporcionando novo visual e facilitando os movimentos de transição do piloto.

Confira abaixo as especificações técnicas dos dois modelos.

Fichas técnicas

Kawasaki KX450F

Motor
Alimentação Injeção de combustível Ø 43 mm x 1 (Keihin)
Ignição Digital DC-CDI
Partida Pedal
Lubrificação Lubrificação forçada, cárter semi-seco
Tipo de motor 1 Cilindro, 4 tempos, refrigeração líquida
Cilindrada 449 cm³
Diâmetro x curso 96.0 x 62.1 mm
Taxa de compressão 12.5:1
Sistema de válvulas DOHC, 4 válvulas
Transmissão
Embreagem Multidisco húmida, manual
Redução primária 2.727 (60/22)
Relação caixa 1ª 1.750 (28/16)
Relação caixa 2ª 1.412 (24/17)
Relação caixa 3ª 1.188 (19/16)
Relação caixa 4ª 1.000 (19/19)
Relação caixa 5ª 0.875 (21/24)
Relação de redução final 3.846 (50/13)
Transmissão 5 velocidades
Relação final Corrente
Quadro
Tipo de quadro Perimétrico em alumínio
Caster / Trail 26.9° / 113 mm
Curso suspensão dianteira 314 mm
Cursosuspensão traseira 315 mm
Pneu dianteiro 80/100-21 51M
Pneu traseiro 120/80-19 63M
Ângulo de direção 42° / 42°
Suspensão
Suspensão dianteira Telescópica invertida de 48 mm, mola pneumática (PSF)
22 modos de compressão, 20 modos de extensão
Suspensão traseira Uni-Trak com ajuste da pré-carga, duas velocidades de compressão
(baixa: 22 vias, alta: 2 voltas) e 22 vias de extensão
Pré-carga totalmente ajustável.
Freios
Dianteiro Disco simples semiflutuante de 250 mm, com pinça de pistões duplos.
Traseiro Disco simples em forma de pétala de 240 mm, com pinça de um pistão.
Dimensões
Dimensões CxLxA 2,180 mm x 820 mm x 1,275 mm
Distância ao solo 330 mm
Distância entre eixos 1,480 mm
Altura do assento 955 mm
Tanque de combustível 6.2 litros
Peso em ordem de marcha 112,5 kg (todos os reservatórios cheios)

Kawasaki KX250F
Motor
Sistema de injecção Injeção de combustível f43 mm x 1 (Keihin) com injetores duplos
Ignição Digital DC-CDI
Arranque Por pedal
Lubrificação Lubrificação forçada, cárter semi-húmido
Tipo de motor Refrigeração líquida, 1 cilindro, 4 tempos
Cilindrada 249 cm³
Diâmetro x curso 77.0 x 53.6 mm
Taxa de compressão 13.8:1
Sistema de válvulas DOHC, 4 válvulas
Transmissão
Embraiagem Multidisco manual
Relação de redução primária 3.350 (67/20)
Relação caixa 1ª 2.142 (30/14)
Relação caixa 2ª 1.750 (28/16)
Relação caixa 3ª 1.444 (26/18)
Relação caixa 4ª 1.235 (21/17)
Relação caixa 5ª 1.045 (23/22)
Relação de redução final 3.846 (50/13)
Transmissão 5 velocidades
Relação final Corrente
Quadro
Tipo de quadro Perimétrico em alumínio
Inclinação / Trail 28.7° / 126.4 mm
Curso de Jante dianteira 315 mm
Curso de Jante traseira 310 mm
Pneu dianteiro 80/100-21 51M
Pneu traseiro 100/90-19 57M
Ângulo de direcção 42° / 42°
Suspensão
Suspensão dianteira Telescópica invertida de 48 mm SFF (Separate Function Fork)
- tipo 2 compressão: 22 modos extensão: 20 modos pré carga da
mola: 40 modos
Suspensão traseira Novo braço oscilante compressão: 19 modos (baixa velocidade)
e 4 voltas (alta velocidade) extensão: 22 modos pré-carga da
mola totalmente ajustável
Freios
Freio dianteiro Disco simples semiflutuante de 250 mm, com pinça de pistões duplos
Freio traseiro Disco simples em forma de pétala de 240 mm, com pinça de um pistão
Dimensões
Dimensões CxLxA 2,170 mm x 820 mm x 1,270 mm
Distância ao solo 330 mm
Distância entre eixos 1,475 mm
Altura do assento 945 mm
Tanque de combustível 6.1 litros
Peso em ordem de marcha 106.2 kg (todos os reservatórios cheios)

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