segunda-feira, 7 de maio de 2012

AMA Supercross 2012 - 17ª etapa - Las Vegas - NV


Las Vegas encerra a temporada 2012 com vitória de Dungey. Geico Honda domina a Lites.
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - fotos: www.supercross.com





Ryan Dungey
Como já é tradição, o Sam Boyd Stadium, em Las Vegas, recebe a etapa final do AMA Supercross. Foram desessete etapas seguidas com apenas um final de semana de folga. Na classe principal Ryan Villopoto conquistou o título mais antecipado da história. Foi marcante também o número de pilotos de ponta que se machucou na temporada e ficou de fora de várias provas, entre eles todos os candidatos ao título, inclusive o campeão Villopoto, ausente dessa final.

O circuito de Las Vegas é marcado pelo piso duro e extremamente escorregadio. É a única pista da temporada onde a largada fica fora do estádio. Tem uma longa curva plana e também uma grande reta onde devem atingir as maiores velocidades do campeonato. O restante do circuito é formado por muitas sequências de encaixe e uma grande seção de costelas irregulares.

Corridas

Na categoria Supercross Ryan Dungey conquistou sua quarta vitória na temporada. Só não liderou as duas primeiras curvas. Na terceira ultrapassou Mike Alessi numa manobra arriscada e depois disso não olhou mais para trás. Chegou a abrir 13 segundos de vantagem até que passou a administrar a liderança.


David Millsaps


Justin Brayton
Se a decisão pela vitória foi breve, a disputa pelo segundo posto foi intensa. David Millsaps foi o destaque dessa briga. Veio recuperando posições, saltou para fora da pista, recuperou posições novamente até que mergulhou de cabeça numa ótima batalha com Jake Weimer.

Numa das tentativas de ultrapassagem Millsaps levou o "X". Pouco depois os dois tocaram rodas num pequeno salto e inesperadamente nenhum deles foi para o chão. Quando Millsaps fez o "block pass" definitivo na metade da prova, conseguiu abrir pequena vantagem e respirar. Não muito, já que Justyn Brayton, com quem disputava o vice-campeonato também passou Weimer e vinha poucos metros atrás.

Na bandeirada a sequência foi Dungey, Millsaps, Brayton, Weimer e Josh Grant fechando os cinco primeiros. Millsaps garantiu o vice, um excelente resultado principalmente pela consistência e bons resultados na segunda metade da temporada. Ele chegou perto da vitória em Salt Lake City, quando perdeu a liderança para Dungey a uma volta do fim. Dungey empatou em pontos com Brayton, mas levou o desempate pelo numero de vitórias: 4 a 0.


Mike Alessi dá uma conferida em Jake Weimer

Categoria Lites


Eli Tomac e Justin Barcia dominaram o sábado na Lites


Viva Las Vegas!
A categoria Lites teve três eventos principais. A final de cada região, que já tinha os títulos decididos a favor de Eli Tomac e Justin Barcia, e o desafio Leste Oeste com os dez melhores de cada região.

Os respectivos campeões não deixaram os adversários carimbarem suas faixas. Eli Tomac venceu a final Oeste a frente de Dean Wilson e Wil Hahn. Na Leste, Barcia comandou o pelotão seguido de Ken Roczen e Blake Baggett.

No desafio Leste Oeste os fãs assistiram uma corrida intensa de apenas 10 voltas, contra as costumeiras 15. Barcia largou na frente seguido do equatoriano Martin Davalos e Eli Tomac em terceiro.

O público se surpreendeu quando Davalos atacou Barcia e assumiu a ponta. Entretanto sua liderança não durou mais que duas voltas. Os pilotos da Honda retomaram as duas primeiras posições e apertaram o ritmo em busca da bandeirada.

A melhor chance de Tomac para assumir a ponta veio na penúltima volta quando Barcia errou e perdeu tempo nas costelas. Surpreendentemente Tomac cometeu o mesmo erro, no mesmo ponto, e teve de se contentar com a segunda posição.


Ken Roczen e Blake Baggett

Final: Barcia, Tomac e Davalos no pódio. Na sequência a dupla estrangeira da KTM formada por Ken Roczen e Marvin Musquin.

Os pilotos agora têm duas semanas para a abertura do AMA Motocross no dia 19 de maio em Hangtown na Califórnia. A grande expectativa é pelo anúncio (ou não) de James Stewart que pode aparecer de Suzuki na abertura da temporada segundo as fofocas de bastidores.

Um anúncio feito de forma oficial em Las Vegas foi a contratação de Justin Barcia pela equipe oficial Honda na categoria 450cc a partir de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário