quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

AMA Supercross - 4ª etapa - Oakland - CA - USA

4ª etapa - Oakland - CA

Ryan Villopoto bota ordem na casa com sua segunda vitória na temporada
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - Fotos: Supercross.com

Após abandono de Tomac, Roczen é o novo líder na 250 Oeste


Ryan Villopoto


David Millsaps
Com a segunda vitória consecutiva Ryan Villopoto mostrou que apesar do início de temporada atabalhoado, ele, o atual campeão da classe 450, é o principal favorito na luta pelo título do Monster Energy AMA Supercross 2013.

Em Oakland Villopoto dominou a bateria final de ponta a ponta após conseguir sua primeira boa largada (no main event) da temporada. Depois da primeira curva ninguém foi capaz de incomodá-lo. Rapidamente, ele abriu vantagem e marcou a melhor volta corrida com mais de 1 segundo de margem sobre os demais.

Na segunda curva um strike iniciado por Chad Reed, que se desequilibrou nas costelas, derrubou um batalhão de pilotos incluindo Trey  Canard, James Stewart e Justin Barcia. Canard foi quarto colocado após cruzar a primeira volta em 17º. Chad Reed recomeçou a prova em último (dos que sobraram na pista) e recebeu a bandeirada em 12º. Barcia abandonou a prova alí mesmo na curva. Stewart voltou para a moto, mas seguiu direto para os pits.

David Millsaps fez mais uma excelente prova e conquistou o segundo posto após ultrapassar Justin Brayton, na terceira volta. Sua consistência, aliada a boas largadas e a sorte de de ficar longe dos problemas, o mantém na liderança da pontuação com 7 pontos sobre Canard e 8 sobre Villopoto.

Com uma forte prova de recuperação Ryan Dungey foi o terceiro colocado, depois de largar fora dos dez primeiros. Mike Alessi foi o quinto colocado, seu melhor resultado em 2013.


O salseiro que se formou na segunda curva

Mais uma equipe fecha as portas

Depois da Jeff Ward Racing que nem conseguiu começar a temporada e da JDR Racing que deve encostar as motos após o Supercross, como adiantou Edu Erbs em sua coluna, esta semana foi a vez da L&M Racing, de Jeremy McGrath e Larry Brooks, fechar as portas. Apesar de alguns patrocinadores fortes, como a Chaparral, supostamente a dupla não concretizou um esperado acordo com a San Manuel Indian Casino (antiga patrocinadora há alguns anos) que fecharia o orçamento da temporada.

O anúncio teve efeito imediato e deixou Andrew Short a pé. O piloto conseguiu motos emprestadas de um amigo no Texas e correu com uma CRF450 sem nenhum patrocínio. Conseguiu um honroso sexto lugar. Cogita-se a possibilidade de Short assumir o lugar do aposentado Kevin Windham na Geico Honda, seria um passo lógico tanto para o piloto como para a equipe, entretanto são apenas rumores até o momento.

250 Oeste - Ken Roczen é o novo líder


Ken Roczen


Jean Ramos
Após as três primeiras etapas tudo parecia caminhar a favor de Eli Tomac, defensor do título na 250 Oeste, até então invicto na temporada. Mas o Supercross é um esporte que não perdoa os erros e seus erros em Oakland provocaram uma grande mudança no campeonato.

Tomac caiu na segunda volta, quando ocupava a oitava posição. Depois se perdeu feio nas costelas e não foi possível continuar.

Cole Seely liderou as 11 primeiras voltas, no começo até que com uma vantagem razoável. No fase final, Ken Roczen botou pressão e assumiu a liderança faltando quatro voltas para a bandeirada. O terceiro colocado foi Jason Anderson.

Com o resultado o alemão Roczen é o novo líder na pontuação com Cole Seely em segundo. Tomac caiu para terceiro a 16 pontos. Mesmo que vença as quatro provas restantes da região Oeste, não recupera a diferença caso o piloto da KTM seja sempre o segundo.

Nota: Na final Roczen, Seely e Tomac marcaram voltas mais rápidas que todos os pilotos da categoria principal, exceto Villopoto.

Brasileiros: Jean Ramos classificou-se pela segunda vez para a final em 2013 e marcou mais seis pontos no campeonato da 250 Oeste com a 15ª colocação. Na 450, Jorge Balbi foi 12º em sua classificatória e quarto na repescagem, a duas posições de garantir a vaga para a final.

Resultados

P. # 450 Moto Diff Equipe
1 1 Ryan Villopoto Kaw 20 Laps Monster Energy Kaw
2 18 David Millsaps Suz +10.197 Rockstar Energy Drink/Motosport.com/ONE Indu
3 5 Ryan Dungey KTM +13.040 Red Bull/KTM/Motorex/Dunlop/Foremost/WP/Ak
4 41 Trey Canard Hon +22.297 Team Hon Muscle Milk
5 800 Mike Alessi Suz +32.353 Motoconcepts Racing/Smartop/JT Racing/FMF
6 29 Andrew Short Hon +34.442
7 62 Matthew Goerke KTM +35.339 BTO Sports / KTM / Palmetto Motorsports / FLY
8 20 Broc Tickle Suz +38.634 HCR/Dodge/Suz
9 42 Vince Friese Hon +43.689 Slaton Racing/Tuf Racing/ONeal/Shoei/Dunlop/A
10 10 Justin Brayton Yam +46.785 Toyota/JGR/Yam
11 55 Jimmy Albertson Hon +49.350 -- none listed --
12 22 Chad Reed Hon +51.930 Discount Tire Americas Tire/Shift/Fox/Mophie/Ou
13 11 Kyle Chisholm Yam +1:04.121 -- none listed --
14 54 Les Smith KTM 19 Laps BTO Sports/KTM
15 39 Robert Kiniry Yam +04.341 dunlop/DRD exhaust/Yamalube/GYTR/360Unlim
16 33 Joshua Grant Yam +19.879 Toyota/JGR/Yam
17 920 Cedric Soubeyras Hon +31.339 HDI/Hon/Fox/Scorpion/Freegun/Michelin/Bihr
18 47 Matthew Lemoine Kaw 18 Laps JAB Motorsports/Scott/Kawaski
19 7 James Stewart Suz 1 Laps Yoshimura Suz Factory Racing
20 51 Justin Barcia Hon DNS Team Hon Muscle Milk
P. # 250 Oeste Moto Diff Equipe
1 94 Ken Roczen KTM 15 Laps Red Bull/KTM/Motorex/Foremost/Dunlop/Akrapo
2 43 Cole Seely Hon +05.596 Troy Lee Design/Lucas Oil/Hon
3 21 Jason Anderson Suz +19.034 Rockstar Energy Drink/Motosport.com/ONE Indu
4 40 Martin Davalos Kaw +22.545 Monster Energy/Pro Circuit/Kaw
5 32 Malcolm Stewart KTM +29.461 JDR JStar KTM/Answer/Skullcandy/FMF/DC/Mo
6 176 Joey Savatgy KTM +29.957 JDR/JStar/KTM/Answer/Skullcandy/FMF/DC/Mo
7 38 Kyle Cunningham Yam +32.789 MyPlash/Metal Mulisha/Yam/Star Racing
8 76 Austin Politelli Hon +34.099 MotoThump HRT/Hon/HBH/Tilube/Dynamic E
9 59 Christian Craig Hon +35.501 Troy Lee Design/Lucas Oil/Hon
10 338 Zach Osborne Hon +38.237 GEICO Hon/AMSOIL/Muscle Milk/Alias/Planet
11 28 Tyla Rattray Kaw +39.082 Monster Energy/ProCircuit/Kaw
12 31 Travis Baker Yam +41.275 Valli Motorsports Yam
13 36 Jessy Nelson Hon +43.361 Troy Lee Design/Lucas Oil/Hon
14 98 Chris Plouffe Hon 14 Laps 51 Fifty Energy Drink/Race for Autism/Allied Pac
15 992 Jean Ramos Kaw +05.390 X-Motos Do Brasil/JMR Escola de Motocross/Ad
16 205 Josh Cachia KTM +06.071 JDR/JStar/KTM/Answer/Skullcandy/FMF/DC/Mo
17 948 Kade Mosig Kaw +46.494 Motosport.com/WeAllRide/Motul/MX707Designs
18 66 Killian Rusk Hon 13 Laps Rockwell/Firepolicemx.com/Dedicated Athletics/
19 23 Jake Canada Hon 10 Laps Motoconcepts Racing/Smartop/JT Racing/FMF
20 1 Eli Tomac Hon 5 Laps GEICO Hon/AMSOIL/Muscle Milk/Alias/Planet

Classificação Geral
POS. # 450
1 18 David Millsaps 85
2 41 Trey Canard 78
3 1 Ryan Villopoto 77
4 5 Ryan Dungey 68
5 22 Chad Reed 65
6 29 Andrew Short 56
7 12 Jake Weimer 47
8 10 Justin Brayton 42
9 51 Justin Barcia 41
10 62 Matthew Goerke 39
11 7 James Stewart 38
12 33 Joshua Grant 37
13 20 Broc Tickle 35
14 11 Kyle Chisholm 30
15 800 Mike Alessi 25
16 42 Vince Friese 24
17 46 Weston Peick 22
18 14 Kevin Windham 21
19 47 Matthew Lemoine 16
20 55 Jimmy Albertson 12
21 39 Robert Kiniry 11
22 54 Les Smith 7
23 920 Cedric Soubeyras 4
24 84 Chris Blose 4
POS. # 250
1 94 Ken Roczen 91
2 43 Cole Seely 80
3 1 Eli Tomac 76
4 338 Zach Osborne 58
5 21 Jason Anderson 52
6 38 Kyle Cunningham 49
7 40 Martin Davalos 48
8 59 Christian Craig 47
9 32 Malcolm Stewart 45
10 28 Tyla Rattray 45
11 36 Jessy Nelson 38
12 176 Joey Savatgy 38
13 35 Ryan Sipes 31
14 76 Austin Politelli 26
15 74 Max Anstie 26
16 31 Travis Baker 23
17 23 Jake Canada 21
18 80 Michael Leib 16
19 205 Josh Cachia 12
20 992 Jean Ramos 10
21 4 Blake Baggett 7
22 98 Chris Plouffe 7
23 72 Dakota Tedder 7
24 78 Scott Champion 6
25 965 Travis Bright 6
26 846 Trevor Reis 5
27 396 Diillan Epstein 5
28 948 Kade Mosig 4
29 66 Killian Rusk 3
30 91 Topher Ingalls 2

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Federação de Motociclismo promove reformulação no campeonato de 2013

 
A iniciativa de fazer uma reformulação no cronograma de trabalho para o ano de 2013 foi à alternativa encontrada pela Federação de Motociclismo de Rondonia – FMR para enfrentar a turbulências economica que atinge o país e principalmente Rondonia. “Esse foi um dos principais motivos para que optássemos por um novo planejamento para a realização do campeonato de motociclismo de Rondonia”. Afirmou o presidente da entidade, empresário Reinaldo Selhorst. Dentro desse pacote de reformas a serem executadas esta a preocupação com os altos custos e a logística para a realização das etapas por todo o estado. A intenção é enxugar a competição com um numero menor de provas, favorecendo assim os pilotos, equipes e patrocinadores que poderão planejar melhor sua participação em cada etapa dentro do campeonato.

Segundo a diretoria da FMR está previsto para o calendário de 2013 um total de 19 provas divididas em quatro modalidades: 05 etapas de Velocross, 05 etapas de MotoCross, 03 etapas de Supercross e 06 etapas de Enduro. A decisão de enxugar o numero de etapas no campeonato irá proporcionar um ganho de qualidade na organização como também melhorar o nível técnico das competições. Outro ponto destacado pela direção da federação é no tocante a realização das provas somente após a liberação dos convênios firmados com os orgão públicos para a realização de tais eventos. "Essa precaução será prioridade a partir de agora para preservar e resgatar a credibilidade da federação diante de pilotos, patrocinadores e fornecedores da entidade". Afirmou Selhorst. Essa é uma das preocupações da diretoria da FMR para evitar a reincidencia de fatos ocorridos e que trouxeram muito constrangimento para os organizadores das provas no ano de 2012.

Sobre o calendário de 2013, o presidente da Federação de Motociclismo de Rondonia, Reinaldo Selhorst afirmou que a escolha dos municípios que irão sediar as provas do calendário de 2013, será em conformidade com o desempenho desses municípios em 2012. “Vamos priorizar os parceiros que corresponderam às expectativas durante o calendário de 2012”. Afirmou Selhorst que adiantou o inicio do calendário para a primeira semana do mês de maio com o termino no mês de outubro. Com as mudanças propostas esta prevista a realização de 02 provas ao mês, com tempo para o planejamento e a preparação logística para a realização de cada etapa. Todo esse novo cronograma de trabalho para 2013 será discutido com os pilotos de cada categoria no inicio do calendário. A abertura do campeonato estadual de motociclismo 2013 será com a prova de Super Cross em data e local a serem definidos. Com essa iniciativa de reformular todo o calendário e o sistema operacional e organizacional do campeonato estadual de Rondonia, a federação busca resgatar o prestigio e o destaque do motociclismo que é considerado o esporte “Number One de Rondonia”, responsável por levar milhares de expectadores a cada etapa da competição.